O Grupo Fraterno Lua Nova iniciou o Projeto Casulo do Pedrinho em agosto de 2010.
Este projeto é voltado para o núcleo familiar, em situação de altíssima vulnerabilidade social – (IVPS-6), segundo o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social.
O projeto Casulo do Pedrinho está em consonância com um dos objetivos da Política Nacional da Assistência Social: assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária.
Publico Beneficiário
No total, 29 pessoas, sendo 14 adultos e 15 crianças na faixa etária de 1 a 14 anos, são atendidas por uma rede de apoio formada por voluntários de serviço social, psicólogos, pedagogos, nutricionista que orientam tanto o núcleo familiar quanto a equipe prestadora de serviço no Casulo do Pedrinho.
Para as crianças de 0 a 3 anos, é oferecido o abrigo durante o dia, com cuidados e alimentação adequados.
Para as crianças de 4 a 17 anos, em período extra-classe, são proporcionados cuidados e alimentação adequados, proteção social, conhecimento de si e incentivo a atitudes que potencializem sua participação no processo de aprendizagem e de socialização.
Para os adultos é proporcionado o acompanhamento com equipe multiprofissional, composta por médico, assistente social, psicólogo, advogado, nutricionista e pedagogo, com o objetivo de dar ferramentas para que a família possa organizar a casa materialmente, reforçar os vínculos familiares e afetivos e estimular a busca de recursos de comunitários de saúde e de lazer.
Já alcançamos alguns resultados:
• Regularização da situação do imóvel onde residem A família com a orientação jurídica do GFLN acordou a compra do imóvel.
• A família vem sistematicamente tendo acompanhamento na área da saúde, inclusive com a orientação de controle de natalidade. Duas mães estão encaminhadas para laqueadura.
• A presença das crianças no GFLN é atrelada à sua presença na escola, com isso a freqüência na escola formal teve um ganho na ordem de 80%.
• Duas pessoas da família conseguiram emprego formal com carteira assinada.
• O patriarca da família manifestou interesse em formalizar sua atividade como pedreiro, junto com o filho mais novo.
• Dois sub-grupos estão morando em casas independentes e outros três estão em processo de mudança.
• Principalmente as crianças tiveram melhoria nos aspectos de higiene pessoal e comportamento.
Doações:
Para realizar doações, solicite a lista com o material necessário para manter este projeto.
As doações podem ser em serviço, produtos e em dinheiro. Mande-nos um e-mail para [email protected] ou entre em contato com Sr. Antonio Carlos – (11) 98355-2067.
A sua doação pode fazer a diferença para essas crianças.